Tutorial: Faça um câmara para limpeza de aerógrafo

Ir em baixo

Tutorial: Faça um câmara para limpeza de aerógrafo

Mensagem por Admin em Dom Ago 15, 2010 12:55 pm

Saudações Amigos!

Baseado em uma idéia que vina internet eu resolvi fazer algumas adaptações e criar uma câmara para limpeza de aerógrafo.

Muitas vezes usamos thinners e outros solventes agressivos à nossa saúde na prática do plastimodelismo e um acessório simples como este pode minimizar os riscos de inalação dos vapores tóxicos emitidos ao se limpar o aerógrafo.

Se você utilizá-lo associado a uma máscara, dessas que se vende em drogarias e lojas de material hospitalar, terá um resultado ainda melhor para a sua saúde.

É um acessório bem artesanal mas funciona muito bem. Fiz baseado puramente em observação e tentativas e se vocês tiverem sugestões a fazer fiquem a vontade em contribuir.

Vamos lá!

Material:

- Um recipiente plástico de sorvete
- Papelão
- Pano velho ou papel toalha





Corte o papelão em retângulos no formato interno do seu recipiente plástico. O formato e as dimensões dependerão do recipiente que escolher. Não precisa se preocupar em medidas exatas. Basta cortar num tamanho que se ajuste dentro do recipiente.

Estes retângulos servirão para reter a nuvem de solvente dentro do recipiente. A quantidade também depende da altura do recipiente. No meu caso preparei 3 unidades.

Faça furos com uma tesoura ou caneta para que estes "filtros" deixem o solvente passar para as camadas debaixo sem exercer muita pressão desnecessária nas primeiras camadas.

Não se esqueça de dobrá-los para que fiquem a uma certa distância um do outro.





No "filtro" que ficará na primeira camada faça uma abertura maior para que o jato de solvente possa passar livremente para as camadas debaixo.



Coloque no fundo do recipiente um pano velho ou papel toalha para que possa absorver melhor o solvente. Aqui você poderá usar qualquer material que absorva o solvente e mantenha ele no fundo. Até restos do próprio papelão pode ser usado.



Coloque os "filtros" um sobre o outro deixando aquele com a abertura maior por último.







Faça uma abertura no centro da tampa com um tamanho suficiente para passar o bico do aerógrafo. Não faça uma abertura muito grande para que a nuvem de solvente não volte a sair da câmara.




Feche o recipiente e pronto. Sua câmara está pronta para ser usada.





Com o tempo troque o material do fundo por outro pano velho ou novas folhas de papel toalha ou papelão.

Espero que ajude...

Abraço
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 351
Data de inscrição : 31/07/2010
Idade : 45

Ver perfil do usuário http://modelribeirao.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Faça um câmara para limpeza de aerógrafo

Mensagem por Convidad em Qui Set 02, 2010 11:48 pm

Essa dica achei genial, simples e custo zero.

Muitas vezes já limpei o aerógrafo burrifando no chão ou em algum lugar qualquer para limpar e dessa forma não vamos inalar o cheiro.

Legal

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum